Dietas

30 de Maio de 2012
Dieta Dukan

Algumas das celebridades que fizeram essa dieta ficar popular foram a Jennifer Lopez, que enxugou o peso extra que a gravidez proporcionou; a atriz Penélope Cruz, que passou pelo mesmo problema da cantora Jennifer Lopez, precisando apelar para dieta para perder os quilos da gravidez; e.a mais famosa entre as celebridades que fizeram a dieta, a qual proporcionou ainda mais popularidade à dieta, foi a atual Duquesa de Cambridge, casada com o príncipe William, Kate Middleton, que conseguiu passar do manequim 42 para o 38, entrando esbelta em seu vestido de casamento.

Como funciona

A dieta foi dividida em quatro fases: Fase do Ataque; Fase da Velocidade; Fase da Consolidação; Fase da Estabilização. Você deve planejar sua dieta, principalmente a duração, pensando em quantos quilos pretende e necessita perder. Caso você queira perder menos de 10 quilos, você deverá planejar a duração das fases em 3 dias; já se você pretende perder mais de 10 quilos, é interessante fazer 5 dias de dieta, normalmente. Cada fase terá uma certa duração, como veremos a seguir.

FASE I – Fase do Ataque: Nesse período é necessário se alimentar somente de proteínas, principalmente de carne magra. As proteínas auxiliam na perda rápida de gordura. Os alimentos devem ser feitos na grelha, no vapor ou cozidos, pois não podem ter contato nenhum com gorduras, incluindo óleos. Os alimentos permitidos são as carnes magras sem gordura, frango, carne de boi, vitela; ovos; presunto, tofu; peixes, cozidos ou crus; laticínios magros, ou seja, queijos, iogurtes e leite desnatados. Consuma 1,5 litro de líquidos, podendo ser água, chá, café, estes sem adição de açúcar. A duração recomendada desse estágio é entre dois e quatro dias.
FASE II – Fase de Velocidade: Agora é possível acrescentar legumes às refeições. Durante esta parte da dieta deve-se alternar os dias que serão somente consumidos proteínas magras, daqueles que poderão consumir proteína magra mais legumes. A duração dessa fase vai depender de quantos quilos deseja-se perder. Se a pretensão é perder menos de 10 quilos, é necessário consumir três dias de proteína e três dias de proteínas acrescidas de legumes. Caso forem mais de 10 quilos que se queira perder, é necessário fazer cinco dias de consumo de proteínas e cinco dias de proteína mais legumes. Os alimentos permitidos são aqueles correspondentes à fase 1, mais legumes como tomate, pepino, espinafre, alface, acelga, couve, pimentão, entre outros. Os alimentos que não podem ser consumidos são aqueles ricos em carboidratos, como batata, arroz, milho e abacate.
FASE IIIFase de Consolidação: Esta fase deve começar somente após o usuário ter chegado ao seu peso ideal ou àquele que havia sido pretendido no início. Esse período tem duração de 10 dias por quilo perdido, ou seja, se você perdeu cinco quilos, é necessário fazer 50 dias desta fase, com o intuito de fugir daquele velho conhecido das pessoas que fazem dieta, o “efeito sanfona”. Os alimentos proibidos são ricos em carboidratos, como pães, arroz, milho etc. Porém, eles podem entrar nas refeições, em pequenas porções, duas vezes por semana. Normalmente, as pessoas que fazem essa dieta consomem os alimentos com muito carboidrato durante os fins de semana. Os alimentos permitidos são: carnes magras, ovos, peixes, laticínios desnatados, pão integral (duas fatias por dia).
FASE IV – Fase da Estabilização: Este é o período mais importante, pois o usuário da dieta volta aos alimentos normais, contudo é necessário fazer, uma vez por semana, a primeira fase da dieta, cuja a base alimentar é os alimentos ricos em proteínas. Esta fase somente será um sucesso se as outras fases forem feitas de maneira correta. O propósito deste estágio é manter o peso alcançado e não ganhar todos os quilos perdidos.
Algumas das dicas principais que o Dr. Dukan passa para suas clientes, logo quando elas finalizam a fase 3, é: consumir todos os dias farelo de aveia e farelo de trigo, os quais auxiliam no bom funcionamento do intestino, além de beber muito líquido.

É sempre recomendável consultar um médico antes de qualquer dieta rigorosa, pra saber se seu organismo não tem intolerância a proteínas em excesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário